quarta-feira, 9 de março de 2011

Kadett

O Kadett foi lançado em 1989 e, na sua época, estava entre os mais modernos carros nacionais. Equipado com motor transversal da chamada Família II, contava com três versões de acabamento distintas: a básica SL, a intermediária SL/E, ambas com motor de 1,8 litro e 95 cv tanto a álcool como a gasolina, e a mais cara, a esportiva GS, com motor 2.0 de 110 cv.
Um dos destaques desse modelo, além da modernidade de linhas, estava nos equipamentos, principalmente a partir da versão SL/E. Nesses primeiros anos de vida, tanto ela como a GS contavam com volante regulável em altura, bancos dianteiros com regulagem de altura, vidros, espelhos e travas com acionamento elétrico, conta-giros, rodas de liga-leve, teto solar etc. É bom ressaltar que há entre esses equipamentos tanto itens de série como opcionais.
Em 1990 a GM lança a primeira série especial do Kadett, o Turim, que homenageava a Copa do Mundo de Futebol, que naquele ano se realizou na Itália. O carro era baseado no SL, mas trazia rodas de liga-leve, frisos da caixa de ar e de porta do GS, além de tecidos diferenciados na forração. Outro lançamento de 1990 foi a versão a gasolina do GS, com 99 cv declarados.
Em 1992 a linha ganha injeção eletrônica de combustível, inicialmente do tipo monoponto, o que elevou a potência dos motores 1.8 para 98 cv e do motor 2.0 (no qual foi adotada injeção MPFI) para 121 cv. Com isso a versão GS carburada dá lugar à GSi. Nesse mesmo ano é apresentada a interessante versão conversível do Gsi, desenhada e construída pelo "studio" Bertone, na Itália. A montagem desse modelo demandava uma imensa mão de obra, pois a traseira era importada desmontada da Itália para a finalização no Brasil.
Em 1993 a linha passa a contar com injeção multiponto para o motor 1.8. Em 1994 vem um novo painel de instrumentos e a nomenclatura das versões também muda: o SL passa a ser o GL; o SL/E passa a ser o GLS e surge uma versão despojada denominada Lite, que foi lançada como série especial mas acabou incorporada à linha. Em 1995 o GSi e o GLS, saem de linha e o Sport no lugar do GSi. Em 1996, quase no final de sua vida, o Kadett passa pelo primeiro face-lift de sua história e ganha novos pára-choques, grade, lanternas traseiras na cor fumê e simplificação do interior.
Em 1998, mais precisamente no dia 16 de setembro, o Kadett sai de linha, para dar lugar ao Astra.
Comprando um Kadett usado
Como todos os carros mais antigos, este é mais um daqueles modelos que demandam cuidados extras na compra. Não que sejam particularmente problemáticos, mas a idade do último Kadett produzido é de, no mínimo, quase dez anos. Com isso a possibilidade de encontrar carros íntegros vai diminuindo cada vez mais. Assim como a Ipanema, o Kadett é um carro robusto e de manutenção barata, tem grande quantidade de equipamentos nos modelos mais antigos e top de linha, como os primeiros SL/E, tem acabamento bastante razoável e são baratos para comprar. Como aspectos não muito favoráveis, o Kadett ficou realmente com "cara" de caro antigo, fato um pouco atenuado quando se fala do GS/GSi. O espaço para os passageiros traseiros é exíguo e o consumo, mesmo para os motores 1.8 injetados, é alto.
Os problemas mais comuns desse carro estavam no acabamento (peças que se quebravam, a tampa do porta-luvas dos primeiros modelos, que não fechava de jeito nenhum, o sistema de elevação do banco do motorista e passageiro que emperrava); mas há ainda a coluna de direção, que nos modelos que contam com regulagem havia uma certa folga na cruzeta da coluna, que aparecia mesmo em carros com pouca quilometragem na época, nas molas a gás da tampa traseira, que sustentam muito peso e tendem a se desgastar com uma certa facilidade, além de problemas de engates (por causa do trambulador) e fumaça expelida pelo escape (anéis ou retentores de válvulas).


BAIXE QUANTOS MANUAIS QUISER
>>> ACESSO VIP <<<


CLIQUE NO ÍCONE DE PAGAMENTO NO TOPO DA PÁGINA


Manuais Disponíveis:
MANUAL KADETT 93/94


Nenhum comentário:

Postar um comentário